10 dicas para fazer uma excelente coleção de selos postais

Coleção de selos postais

A filatelia é uma paixão que une milhões de pessoas em todo o mundo. Mas desenganem-se os que pensam que colecionar selos é apenas amontoar estampilhas ao acaso. Conheça 10 dicas para fazer uma excelente coleção de selos postais e transforme-a por completo!

1. Escolha bons exemplares

Os selos postais são mais ou menos valorosos consoante a sua raridade e estado de conservação. Assim sendo tente sempre conseguir os melhores exemplares de selos postais. Os selos em melhores condições serão mais vantajosos caso você os queira revender, e aumentarão o valor da sua coleção se decidir mantê-los consigo.

2. Informe-se sobre eventos, feiras e exposições

Nada melhor do que estar bem informado sobre os locais onde tudo acontece. Ou seja, é muito bom que você saiba onde se podem encontrar os melhores selos postais para colecionadores.

Feiras, eventos e exposições dedicados à filatelia são locais por excelência onde se podem comprar, vender e comparar selos postais. Será muito útil se você conseguir estar devidamente informado sobre os lugares e as datas dos eventos dedicados à filatelia.

3. Não compre gato por lebre

No mundo da filatelia, como aliás em todos os outros universos de colecionadores, existem muitas falsas promessas de bons negócios. Antes de comprar a peso de ouro aquele selo que está convencido ser fora de série, certifique-se de que realmente assim é.

Não compre gato por lebre, não se deixe enganar. São precisos conhecimentos de filatelia para que não se caia nos logros que infelizmente abundam por aí.

4. Invista em selos que realmente valham a pena

Por vezes é vantajoso investir mais algum dinheiro num selo realmente raro e valioso, do que comprar muitos outros selos comuns a preços mais atrativos.

Uma excelente coleção de selos postais faz-se também pensando na raridade e na exclusividade dos selos. Invista nos selos que de facto fazem a diferença, aposte na qualidade em vez de se contentar com a quantidade.

5. Converse com outros colecionadores

Na filatelia convém estar bem informado sobre tudo o que diga respeito a selos. Converse com outros colecionadores. Troquem impressões e partilhem experiências.

Não receie dar dicas a um colecionador que possa ir atrás do selo que você quer. Existem selos postais suficientes para todos os filatelistas, não se preocupe. Conversar com outros colecionadores é a melhor forma de se manter atualizado e também de dar vida à sua coleção.

6. Exiba a sua coleção

As coleções são para serem vistas. Não tenha receio de exibir a sua coleção de selos postais. Além disso, partilhar a coleção é uma excelente forma de poder continuar a enriquecê-la com a entrada de selos novos.

Outras pessoas ao tomarem conhecimento da sua coleção podem querer trocar ou vender selos que lhe façam falta ou então podem sentir-se inspirados em começarem eles próprios coleções semelhantes.

7. Escolha um tema mais do seu agrado

Fazer uma coleção de selos postais pode ser mais divertido se soubermos exatamente qual o tema da nossa coleção. Optar por uma coleção temática é uma estratégia para conseguir bons resultados. Por exemplo: imagine que você gosta de reis e rainhas.

Em caso afirmativo informe-se sobre a real possibilidade de vir a fazer essa coleção. Caso a coleção já esteja encerrada ao público, você poderá ter acesso alguns exemplares desde que pague o valor pedido, ou poderá ser redirecionado para feiras e leilões onde esses selos tenham a possibilidade de serem comercializados.

8. Não se desespere

Fazer uma coleção de selos postais pode realmente fazer enlouquecer qualquer um. São os selos que pretendemos que não surgem no mercado, são os vendedores de selos que pedem preços que consideramos exorbitantes, entre outros fatores.

Embora colecionar selos seja uma atividade passiva e que envolve pouco ou nenhum comprometimento físico, a verdade é que o stress se pode facilmente instalar se você não se precaver. Dificuldades existem em quase tudo o que pretendemos fazer na vida, colecionar selos não foge a esta regra.

9. Uma vez colecionador, sempre colecionador

Se você é um filatelista convicto, então fique sabendo que essa paixão é bem capaz de o acompanhar pela vida fora. A persistência e a longevidade do amor que os colecionadores dedicam aos seus selos constituem uma ótima estratégia para fazer uma excelente coleção de selos postais.

Podem passar-se meses e até anos sem que você toque na sua coleção, mas se um dia deparar com um daqueles selos de fazer acelerar a batida do coração você vai certamente querê-lo para si. Uma vez colecionador, sempre colecionador…

10. A coleção nunca está terminada

Colecionar selos é uma tarefa que não tem fim. A não ser que você faça uma coleção temática limitada a uma série de selos específicos, a sua coleção de selos nunca vai estar terminada.

Esse sentimento de processo sem fim é uma grande técnica para se enriquecer a coleção. É fácil fazer uma coleção que sabemos quando começa e quando acaba. O verdadeiro desafio está em abraçamos uma coleção que não tem data de inicio, nem de fim. Estar permanentemente aberto a aumentar a coleção é um desafio muito enriquecedor do ponto de vista filatélico e humano.

São muitas as dicas sobre como conseguir uma coleção de selos postais fenomenal, mas o mais importante é ir atrás daquilo que se quer, sonhar todos os sonhos e ganhar tudo o que se conseguir ganhar. Os selos não são muito diferentes da vida do dia-a-dia em que temos de lutar e competir por quase tudo.

A sua votação: